Alcool faz perder o sono?

Não há dúvida de que o álcool deixa você sonolento: o álcool é usado como ajuda informal para dormir há séculos.

Algumas pessoas com problemas crônicos de sono chegam a depender de beber para ajudá-las a se afastar. De fato, estudos estimam que até 20% da população adulta dos Estados Unidos depende de álcool para adormecer todas as noites.

Esse hábito problemático pode tornar as pessoas psicologicamente dependentes do álcool para dormir e dificultar ainda mais o sono delas sem ele. Este hábito também coloca as pessoas em sério risco de se tornarem fisicamente dependentes ou mesmo dependentes do álcool.

 Como o álcool contribui para o sono interrompido

Esses novos riscos não são sérios, mas um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Missouri sugere que depender do álcool como ajuda para dormir também pode ser equivocado. Esta pesquisa descobriu que o álcool perturba a capacidade do corpo de regular o sono, de modo que os bebedores têm mais probabilidade de ter uma experiência de sono interrompida, mesmo que o álcool os ajude a cochilar inicialmente.

O estudo mostrou que o álcool perturba a homeostase do sono de um indivíduo, que é o sistema que o corpo usa para determinar por quanto tempo ele deve permanecer acordado e por quanto tempo deve dormir. O álcool altera o período normal do corpo de dormir e acordar, fazendo com que a pessoa acorde freqüentemente durante a noite ou acorde cedo e seja incapaz de voltar a dormir. O álcool também reduz a quantidade de tempo que uma pessoa passa a ter sono saudável, que é o sono que naturalmente oscila entre o sono de movimento ocular rápido, o sono REM e o sono de movimento ocular não rápido.

A retirada de álcool também causa interrupções no sono

O estudo do Missouri também examinou os efeitos da retirada do álcool na regulação do sono e encontrou rupturas de sono ainda mais significativas. Os indivíduos que experimentaram a abstinência de álcool muitas vezes foram capazes de adormecer normalmente, mas acordaram após um período muito curto e sofreram de insônia no restante da noite, a menos que consumissem álcool.

Isso sugere que as pessoas que se tornam fisicamente dependentes do álcool depois de depender dele como auxiliar de sono terão ainda mais dificuldade em dormir, uma vez que tentam romper com seu hábito de beber álcool. Esse reaparecimento de seus antigos problemas de sono pode, por sua vez, tornar muito mais difícil permanecer no caminho certo quando se trata de permanecer sóbrio.

O estudo não foi capaz de demonstrar exatamente como o consumo de álcool perturba os padrões de sono, mas preparou o terreno para futuras pesquisas para explorar os mecanismos fisiológicos pelos quais o álcool interfere na regulação do sono.

Pesquisadores alertam contra depender de álcool para dormir

Confiar em uma substância altamente viciante para dormir todas as noites é sempre um curso perigoso de ação. Os resultados deste estudo mostram que o uso de álcool como auxílio para dormir é ineficaz, além de ser arriscado. Em vez de depender de álcool, os autores deste estudo aconselham as pessoas que sofrem de interrupções crônicas do sono ou insônia a consultar um médico e obter uma receita para um auxílio de sono genuíno.

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