Depressão Profunda

O que é Depressão profunda?

A depressão profunda, também conhecida como transtorno depressivo maior ou unipolar (DMD), é caracterizada por um sentimento persistente de tristeza ou falta de interesse em estímulos externos. O unipolar conota uma diferença entre depressão maior e depressão bipolar , que se refere a um estado oscilante entre depressão e mania. Em vez disso, a depressão unipolar concentra-se apenas nos “baixos” ou nas emoções e sintomas negativos que você pode ter experimentado.

Felizmente, a depressão maior é bem compreendida na comunidade médica e geralmente é facilmente tratável por meio de uma combinação de medicamentos e terapia de conversação. Abaixo está um guia de tudo, desde os sintomas e causas da depressão maior, até estatísticas e tratamento que você pode procurar de um profissional médico, se achar que precisa de assistência.

Estatísticas do Paciente

A depressão ao longo da vida no Brasil é superior a 20-26% para as mulheres e 8-12% para os homens. Embora essa não seja uma grande maioria, representa uma parte significativa da população, muitos dos quais não procuram tratamento recorrente para a depressão. Embora esses homens e mulheres tenham ocorrências ao longo da vida, a idade média para o início da depressão maior é de 32 anos, conforme relatado pelas estimativas demográficas por características demográfica. Com isso em mente, é importante observar que as mulheres são desproporcionalmente afetado pela depressão maior em comparação aos homens, como refletido na porcentagem significativa diferente citada acima.

Existem várias razões pelas quais as mulheres são mais comumente afetadas pelo transtorno de depressão maior, mas isso decorre principalmente da tendência da depressão a co-ocorrer com outras doenças e condições mentais. Pode resultar em intercalação com qualquer coisa, desde a gravidez até problemas mais crônicos ou recorrentes. O Instituto Nacional de Saúde Mental observou que 25% dos pacientes com câncer, um terço dos pacientes com HIV e um terço dos sobreviventes de ataques cardíacos sofrem de depressão maior.

Embora essas condições particulares sejam mais prevalentes nos homens, o Psychology Today afirmou que uma razão fisiológica comumente citada para as mulheres que sofrem de depressão maior do que os homens é devido aos hormônios flutuantes e à predisposição genética, particularidade nos tempos da puberdade, parto e menopausa.

No entanto, a depressão maior é um problema sério para ambos os sexos e, se não tratada, pode ter resultados fatais. Felizmente, há boas notícias. O Instituto Nacional de Saúde observou que aproximadamente 80% dos pacientes que procuram tratamento para depressão maior apresentam melhora em quatro a seis semanas, desde o início da medicação, psicoterapia, participação em grupos de apoio ou uma combinação desses tratamentos.

Causas

Doenças e condições médicas concomitantes podem ser um sério fator de risco para um episódio depressivo maior. Além disso, os sintomas do distúrbio em si podem causar depressão. Por exemplo:

• Alterar seu apetite, comer demais ou comer demais
  • Desregulamentando seu horário de sono ou compensando seus ritmos circadianos

O ajuste desses padrões e hábitos geralmente não trata sua depressão, mas pode ser um grande passo para aliviar seus outros sintomas em conjunto com o tratamento profissional.

A extensão dos fatores anatômicos e fisiológicos na depressão maior é desconhecida, mas acredita-se que seja significativa. Juntamente com os fatores socioeconômicos (a perda de um emprego e um sentimento de privação econômica, por exemplo), os itens acima são considerados os principais motivos pelos quais você sofreria de um transtorno depressivo maior.

Tipos

Você pode se surpreender ao saber que existem muitos tipos diferentes de transtorno depressivo maior que podem afetar você e dificultar a vida diária. Cada tipo geralmente tem causas diferentes, mas geralmente envolvem o mesmo sentimento de desinteresse nas atividades que você amava e um sentimento geral de melancolia. Estes são divididos em subtipos chamados especificadores que determinam quanto tempo dura o diagnóstico de depressão e as características definidoras de cada tipo.

• O transtorno afetivo  é classificado como uma doença causada diretamente pela época do ano. Ocorre com mais frequência nos meses de inverno, quando a luz do sol não está tão disponível. O Instituto Nacional de Saúde Mental afirma que  pode ser “efetivamente tratado com terapia com luz, mas quase metade das pessoas com SAD não melhora com a terapia com luz sozinha”. Aconselhamento e medicação também são recomendados.
  • A depressão psicótica geralmente se desenvolve se você está tendo alucinações ou acredita em delírios que não são coesos com a realidade. Isso pode ser causado por um evento traumático ou se você já teve uma forma de depressão no passado.
  • A depressão pós-parto é uma ocorrência comum entre as novas mães que sofrem alterações hormonais após o parto. O estresse de criar um novo filho e as mudanças no seu corpo podem afetar bastante o seu humor. Além disso, a Associação Canadense de Saúde Mental afirma que os pais que adotam também podem sofrer alguns dos sintomas da depressão pós-parto.
  • Aqueles com depressão melancólica geralmente exibem os sinais mais típicos de depressão, incluindo perda de peso e diminuição do interesse pelas atividades que antes amavam. Você pode sentir um humor deprimido semelhante a perder alguém que ama ou um pesar intenso. A depressão atípica geralmente está diretamente relacionada ao seu humor e suas interações com os outros. Os sintomas incluem hipersonia, peso nos membros e ansiedade social.
  • Se você sofre de depressão catatônica, provavelmente está enfrentando problemas motores e comportamentais. Você pode estar imobilizado ou ter movimentos involuntários. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, é um “distúrbio psicótico que apresenta um risco significativo para o bem-estar do paciente, além de uma barreira adicional ao tratamento do distúrbio subjacente. Os sinais e sintomas da catatonia interferem severamente nas atividades essenciais da vida diária. ”

Sinais e sintomas

Pode haver vários fatores contribuintes relacionados à causa da sua depressão. Eles geralmente se manifestam em comportamentos de enfrentamento e reações a como você se sente. Dependendo do tipo de depressão que você tem, você pode experimentar vários sintomas.

• Pensamento negativo com incapacidade de ver soluções positivas
  • Agitação
  • Inquietação
  • Incapacidade de se concentrar
  • Atacando os entes queridos
  • Irritabilidade
  • Retirada de entes queridos e atividades regulares
  • Aumento do sono
  • Exaustão e letargia
  • Mórbidos, pensamentos suicidas
  • Perda ou ganho de peso

Tratamento

Existem vários métodos de tratamento para o transtorno de depressão maior. Essas abordagens incluem psicoterapia, medicamentos antidepressivos, tratamento eletroconvulsivo (ECT) e outras terapias somáticas. No entanto, a ECT é geralmente evitada, exceto em circunstâncias extremas, a favor da psicoterapia e dos antidepressivos. Um psiquiatra médico pode fornecer serviços de psicoterapia e prescrever antidepressivos, que diferem para cada pessoa com base nas necessidades individuais.

Se você se deparar com algum dos sintomas ou se relacionar de alguma forma com o transtorno de depressão maior, procure assistência médica. Felizmente, o transtorno depressivo maior tornou-se muito menos estigmatizado nos últimos anos. Há muitas informações detalhadas disponíveis sobre a depressão, e muitas vezes é provável que o profissional médico escolhido a acompanhe com você, para que você possa escolher o melhor tratamento para seu estilo de vida.

Você deve sentir como se tivesse opções. Você provavelmente não terá que ser sobrecarregado por esta doença e pela negatividade que geralmente vem com sintomas de depressão. Conversar com um conselheiro e um profissional médico é o primeiro passo para levar uma vida mais feliz e gratificante.