O que é Dependência Química ?

O que é Dependência Química

As principais palavras usadas clinicamente para descrever o abuso ou dependência de substâncias incluem o seguinte:

Substância (droga) abuso (álcool ou outras drogas)

O abuso de substâncias é o termo médico usado para descrever um padrão de uso de uma substância (droga) que causa problemas significativos ou sofrimento. Isso pode estar faltando no trabalho ou na escola, usando a substância em situações perigosas, como dirigir um carro. Isso pode levar a problemas legais relacionados à substância ou ao uso continuado de substâncias que interferem nas amizades, nos relacionamentos familiares ou em ambos. O abuso de substâncias, como um distúrbio do cérebro médico reconhecido, refere-se ao abuso de substâncias ilegais, como maconha, heroína, cocaína ou metanfetamina. Ou pode ser o abuso de substâncias legais, como álcool, nicotina ou medicamentos prescritos. O álcool é a droga legal mais comum de abuso.

Dependência de substância (droga)

Dependência de substância é o termo médico usado para descrever abuso de drogas ou álcool que continua mesmo quando problemas significativos relacionados ao seu uso se desenvolveram. Sinais de dependência incluem:

• Tolerância ou necessidade de quantidades aumentadas da droga para obter um efeito
  • Sintomas de abstinência que acontecem se você diminuir ou parar de usar a droga que você acha difícil reduzir ou parar
  • Gastar muito tempo para obter, usar e recuperar-se dos efeitos do uso de drogas
  • Retirada de atividades sociais e recreativas
  • Continuação do uso da droga, mesmo que você esteja ciente dos problemas físicos, psicológicos, familiares ou sociais causados ​​pelo abuso de drogas em curso

Quais substâncias são mais frequentemente abusadas?

Substâncias freqüentemente abusadas incluem:

• Álcool
  • Maconha
  • Medicamentos prescritos, como analgésicos, estimulantes ou ansiolíticos
  • Metanfetamina
  • Cocaína
  • Opiáceos
  • Alucinógenos
  • Inalantes

O que causa abuso de drogas ou dependência?

Fatores culturais e sociais determinam quais são as formas aceitáveis ​​ou permitidas de uso de drogas ou álcool. As leis públicas determinam que tipo de uso de drogas é legal ou ilegal. A questão de qual tipo de uso de substância pode ser considerado normal ou aceitável permanece controverso. O abuso e a dependência de substâncias são causados ​​por múltiplos fatores, incluindo vulnerabilidade genética, estressores ambientais, pressões sociais, características individuais de personalidade e problemas psiquiátricos. Mas qual desses fatores tem a maior influência em qualquer pessoa não pode ser determinado em todos os casos.

Quais são os sintomas do abuso ou dependência de drogas?

A seguir estão os comportamentos mais comuns que significam que uma pessoa está tendo um problema com abuso de drogas ou álcool. Mas cada pessoa pode ter sintomas ligeiramente diferentes. Os sintomas podem incluir:

• Usar ou beber quantidades maiores ou por períodos mais longos do que o planejado.
  • Continuamente querendo ou tentando sem sucesso diminuir ou controlar o uso de drogas ou álcool.
  • Passar muito tempo recebendo, usando ou se recuperando do uso de drogas ou álcool.
  • Desejo, ou um forte desejo de usar drogas ou álcool.
  • Uso contínuo de drogas ou álcool que interfira com o trabalho, a escola ou os deveres domésticos.
  • Uso de drogas ou álcool, mesmo com problemas contínuos de relacionamento causados ​​pelo uso.
  • Desistir ou reduzir atividades por uso de drogas ou álcool
  • Correr riscos, como riscos sexuais ou dirigir sob a influência.
  • Continuamente usando drogas ou álcool, embora esteja causando ou aumentando problemas físicos ou psicológicos.
  • Desenvolver a tolerância ou a necessidade de usar mais drogas ou álcool para obter o mesmo efeito. Ou usando a mesma quantidade de drogas ou álcool, mas sem o mesmo efeito.
  • Ter sintomas de abstinência se não estiver usando drogas ou álcool. Ou usando álcool ou outra droga para evitar tais sintomas.

Os sintomas do abuso de drogas ou álcool podem assemelhar-se a outros problemas médicos ou condições psiquiátricas. Sempre consulte seu médico para um diagnóstico.

Como é diagnosticado abuso ou dependência de drogas?

Um médico de família, psiquiatra ou profissional de saúde mental qualificado costuma diagnosticar o abuso de substâncias. Os achados clínicos geralmente dependem da substância utilizada, da frequência de uso e do tempo de uso desde o último uso, e podem incluir:

• Perda de peso
  • Fadiga constante
  • olhos vermelhos
  • Pouco interesse pela higiene
  • Anormalidades no laboratório
  • Anormalidades inesperadas na freqüência cardíaca ou pressão arterial
  • Depressão, ansiedade ou problemas de sono

Tratamento para abuso ou dependência de drogas

O tratamento específico para abuso ou dependência de drogas será determinado pelo seu médico com base em:

• Sua idade, saúde geral e histórico de saúde
  • Extensão dos sintomas
  • Extensão da dependência
  • Tipo de substância abusada
  • Sua tolerância para medicamentos, procedimentos ou terapias específicos
  • Expectativas para o curso da condição
  • Sua opinião ou preferência

Uma variedade de programas de tratamento (ou recuperação) para o abuso de substâncias está disponível em regime de internação ou ambulatorial. Os programas considerados geralmente são baseados no tipo de substância abusada. A desintoxicação (se necessário, com base na substância utilizada) e a gestão de acompanhamento a longo prazo ou sistemas de cuidados orientados para a recuperação são características importantes do tratamento bem sucedido. O gerenciamento de acompanhamento a longo prazo geralmente inclui reuniões de grupo formalizadas e sistemas de apoio psicossocial, bem como supervisão médica continuada. A psicoterapia individual e familiar é freqüentemente recomendada para abordar os problemas que podem ter contribuído e resultaram do desenvolvimento de um transtorno de abuso de substâncias.